Enquadramento setorial

Atualmente, as áreas metropolitanas caracterizam-se pela extrema complexidade da sua cadeia de deslocações, pelo que não basta às empresas disponibilizar uma oferta de transporte baseada numa visão individual do mercado, mas antes promover a mobilidade através da combinação com os demais meios instalados, incentivando assim a utilização de todos os modos de transporte.

Para a Vimeca, é muito importante que o seu contributo, neste setor de vital importância para o desenvolvimento sustentado de uma sociedade moderna, venha a ser um fator de dinamização da mobilidade em todas as áreas, quer seja na periferia norte, ou na área ocidental da cidade de Lisboa.

Todavia, para alcançar o sucesso pretendido, importa também mobilizar e alargar parcerias com todas as entidades com participação neste setor, nomeadamente nas vertentes que não dependam exclusivamente do operador de transporte.

Neste sentido, as autarquias, nos concelhos onde operamos, devem ter um papel preponderante na gestão da rede viária, de forma a proporcionar as condições necessárias de acessibilidade aos modos complementares de transporte na cadeia de deslocações.

  

Organização e gestão

A Vimeca tem concentrada a sua organização nas instalações da sede, em Queluz de Baixo, gerindo a partir deste local a totalidade da operação da empresa.

A estrutura organizacional é muito otimizada, contribuindo decisivamente para esse resultado o facto de todos os quadros superiores e chefias intermédias terem origem na própria empresa, sendo esta realidade uma clara valorização do fator humano.

Contudo, os elevados padrões de exigência do setor de manutenção, ao nível da segurança proporcionada aos nossos clientes, levam a uma permanente atualização dos técnicos da empresa, sendo esse esforço reconhecido pelas diversas marcas que compõem a frota.

Ao nível da melhoria do serviço prestado, a Vimeca procura privilegiar o diálogo permanente com os seus clientes, bem como promover, na sua organização, todos os mecanismos necessários para disponibilizar um serviço fiável, seguro e de qualidade.

 

Organograma

ORGANOGRAMA

Mercado

Diariamente, são escalados 287 motoristas na operação dos 230 autocarros que são colocados em circulação, os quais realizam cerca de 44,6 mil quilómetros, nas 3.840 circulações que compõem as 76 carreiras regulares da Vimeca. A par, é disponibilizada uma rede de vendas composta por 11 agentes autorizados, 7 postos de venda e 4 lojas Vimeca.

O mercado do transporte público de passageiros possui uma componente social bem vincada, não sendo alheio à Vimeca o facto de estar inserida no atual sistema do passe multimodal, também denominado como passe social.

A Vimeca é uma empresa moderna, de capital privado, preocupada com as exigências constantes do mercado e com o compromisso da prestação de um serviço de qualidade, fatores que obrigam a empresa a efetuar, ao longo de cada ano, investimentos constantes na manutenção e modernização do seu parque automóvel.

 

Engenharia de Transportar

Transportar é mais do que deslocar, simplesmente, alguém de uma origem para o seu destino.

A complexidade dos procedimentos adotados para garantir a segurança, o conforto e a satisfação das necessidades dos clientes, leva a Vimeca a uma procura contínua do aperfeiçoamento dos serviços, não só ao nível do planeamento estratégico da rede, da manutenção preventiva às viaturas e do relacionamento humano, como também da introdução constante das novas tecnologias no trabalho desenvolvido, pois só após reunidas estas condições é possível assegurar um verdadeiro transporte.

 

Formação

A valorização das competências profissionais dos trabalhadores é uma aposta permanentemente ganha na Vimeca.

Para tal, são desenvolvidos programas contínuos de formação mensal que envolvem todos os trabalhadores, com particular relevância para o quadro de motoristas, sendo ministradas em média 89 ações de formação por ano.

O programa de formação aborda temas de elevada importância para a atividade da empresa, dos quais se destaca a condução defensiva, segurança rodoviária, primeiros socorros, saúde e segurança no trabalho, regras de conduta, relacionamento com os clientes e relacionamento interpessoal.